Cálculos Judiciais: Despesa ou Investimento?
- EXECALC | Cálculos Judiciais
- 6 de mai. de 2021
- 3 min de leitura
Como os cálculos judiciais podem ajudar no foco da sua prestação de serviços jurídicos

Em nosso cotidiano de trabalho, temos percebido que nossos clientes, apesar das dificuldades enfrentadas em 2020 por conta da pandemia e das formas alternadas de trabalho no decorrer deste período, cresceram na atuação de prestação de serviços jurídicos de forma exponencial, alavancando seus negócios e alcançando resultados significativos.
Nesse elo de observação, nos perguntamos como nosso trabalho de prestação de serviços em cálculos judiciais se insere nesses resultados, o que nos motivou a indagar nossos clientes e compartilhar neste artigo pontos relevantes.
Por muito tempo, os escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas entendiam que a era função do advogado elaborar cálculos e analisa-los, com o objetivo de encontrar pontos passíveis de impugnação. Contratavam advogados que tivessem algum tipo de experiência na área ou que possuíssem habilidade, ainda que mínima, com Excel ou programas equivalentes.
Com o surgimento desse leque de prestação de serviços, advogados e gestores começaram a experimentar os serviços de cálculos judiciais efetuados por contadores e profissionais especializados na área, que somam habilidades e expertises exclusivamente voltadas aos cálculos judiciais.
Começaram a perceber que, a partir do momento em que estabeleceram qual seria o foco de sua prestação de serviços jurídicos, poderiam aperfeiçoar técnicas antes não tão praticadas ou pouco postas em práticas, pela falta de tempo muitas vezes dispendidas nos cálculos judiciais, podendo lançar mão desta etapa em prol da pesquisas e aprofundamentos em suas teses e mecanismos jurídicos.
De outro lado, começaram a perceber o quanto revolucionário tornou-se a prestação de serviços de cálculos realizados por empresa especializada, que conseguiam apontam valores muitas vezes calculados de forma equivocada, deduzir valores pagos não observados e calcular as incidências fiscais considerando os particulares de cada cliente, como por exemplo considerar os percentuais corretos de RAT ou adesão da empresa ao Simples Nacional.
Além disso, passaram a utilizar o serviço, agora agregado, como forma de medir seus resultados e apresenta-los aos seus clientes, comparando o cálculo liquidado quando da propositura da ação com o efetivamente desembolsado ou recebido, determinando os percentuais de êxito em sua atuação.
Notamos assim, que o fator de sucesso dos profissionais jurídicos está na delimitação do foco de atuação e nos serviços agregados. Há um provérbio russo muito interessante que diz: “Se você persegue dois coelhos ao mesmo tempo, não consegue pegar nenhum deles”. Esta colocação revela justamente os cases de sucesso dos nossos clientes atrelados ao nosso trabalho, onde cada qual foca exatamente nas suas expertises.
Partindo dessa experiência, é possível responder se os Cálculos Judiciais representam uma despesa ou investimento? Para entender essa questão, precisamos ter uma visão clara desses conceitos.
Gastos são todos os valores utilizados para adquirir bens e serviços. Ou seja, tudo que sai do caixa. Quando falamos de gastos, estamos falando de custos, despesas e investimentos. Para entender a diferença entre esses três tipos de gastos, temos que pensar no impacto que cada valor tem na organização.
Os custos são valores que influenciam diretamente a produção do produto final da empresa. São gastos com, por exemplo, matéria-prima, mão de obra, logística, energia elétrica, entre outros.
Já as despesas são os gastos que não estão diretamente ligados ao objetivo final do negócio. Geralmente são valores do setor administrativo da empresa como aluguel, telefones, tarifas bancárias, material de escritório etc. Esses valores são necessários para a manutenção e atividade da empresa como um todo e devem ser bem controlados para não ter desperdícios com itens que não ajudam no aumento de vendas do negócio.
Por fim, investimento é todo valor que sai do caixa com a expectativa de aumento de lucros e rentabilidade.
Ter uma empresa de prestação de serviços de cálculos judiciais agregado ao seu negócio jurídico, sem dúvida é um investimento, uma vez que irá repercutir na qualidade e produtividade, colaborando para que o negócio se torne mais competitivo e bem-sucedido.
Além disso, esse gasto investido pode ser deduzido de eventual crédito ou arcado diretamente pelo cliente que contrata os serviços jurídico e se beneficia, tal como o prestador do serviço jurídico, do resultado do investimento em cálculos judiciais produzidos por especialistas.
O mercado se modifica a cada dia e vem se solidificando nas boas práticas de parcerias e negócios agregados, permitindo que todos possam atuar com foco em suas expertises e garanta assim, resultados cada vez mais prósperos.
Comments